quarta-feira, 28 de março de 2012

Morro da Covanca - Passeio pelo cume de bike

Quarta feira, 28/03/2012

   Aproveitando o dia nublado e mais fresco, fui me divertir um pouco subindo o Morro da Covanca de bike.
Hoje tinha novidades por lá, vi algumas marcar de pneu de carro o que atiçou minha curiosidade. Chegando num ponto onde tenho uma visão boa do morro e da outra entrada, vi uma Toyota branca descendo. Pensei: "uia, o que esse carro tá fazendo aqui?" Porém, preocupado, até então o local estava mais preservado sem a exploração do homem. Infelizmente seguindo mais na trilha vi marcas de trator que tinha aplainado a estrada que segue até a parte alta ou seja, os "trabalhos" começarão a antiga pedreira vai reabrir. Isso soube quando conversei com um empregado já na parte no alto do morro, ele colocava cercas.
   É, a coisa não está boa por lá, a ganância e o egoísmo humano fala mais alto!
O que me espanta é saber que aquele morro e a Serra dos Pretos Forros, foram integrados ao Parque Nacional da Tijuca, consequentemente protegidos como uma unidade de conservação mas, o que houve ali?
Na parte baixa, estava havendo até um reflorestamento, agora já não sei mais nada o jeito é esperar e ver a coisa toda acontecer.

   Postarei as novidades conforme forem acontecendo, minha árvore solitária não pode ser destruída pela ignorância de alguns seres humanos!
Essa é a árvore do Jim, a árvore solitária.

A Relâmpago no cume
A trilha
A árvore solitária de outro ângulo












Boiada simpática que conversei um pouco

Água Santa - Linha Amarela
Pedra Foca ou Foice (por mim)




Belo casal







Ganância!
Adoro esse lugar, fiquei muito chateado ao ver as máquinas trabalhando e ouvir que a pedreira será reativada depois de muitos anos abandonada. Uma pena destruírem ainda mais esse local, será que os responsáveis estão a par disso? Uma pergunta irônica, pois sabemos muito bem o que manda... 

É isso pessoal, até o próximo passeio!








segunda-feira, 19 de março de 2012

Longa estrada... Travessia Pau da Fome x Rio da prata.

Domingo, 18/03/2012

  Trilha mais do que prometida. Depois de ser adiada por causa da chuva quase adiamos denovo, choveu bem na madrugada mas parou. De manhã pro meu alívio sem chuva, teria a tão esperada caminhada pelas montanhas e morros do P.E.P.B.
A galera que compareceu mostrou disposição alguns superaram seus limites. Muitas risadas, alguns escorregões, muitas frutas, muitas mesmo, e explorações inéditas até para mim que conduzia.



Reunidos e prontos para a longa caminhada, foram mais ou menos 14 Km.











Reunidos no Mirante.
 O tempo estava a nosso favor, tanto sem sol como sem chuva, mesmo assim o suor foi inevitável, para mim valeu cada gota!
  
Mirante secreto.
Jim's Lake
Minha casa de "campo"

 Essa travessia é a mais rica em diversidade de frutas e vegetais comestíveis. Pode-se dizer que foi uma verdadeira feira livre gratuita. Foi a parte mais divertida da trilha!
Posso listar as frutas e vegetais encontrados para vocês terem noção do que temos que conservar para garantir no futuro!
Eis a lista nem todos tem fotos:
Limão
Limão Galego
Tangerina
Lima da Pérsia
Araçá
Goiaba
Caqui (em abundância)
Café
Hibisco
Colônia
Carqueja
Taioba
E muito mais...
Que alegria encontrar isso tudo na floresta!




















E chegava ao fim a maior travessia de todo o parque. Todos exaustos porém, realizados imagino.
Só não rolou o banho no final, o rio não estava convidativo com a água turva e sem um lugar que desse para o banho realmente.
Agradeço a todos pela companhia, alegria e alto astral levados obrigado pessoal!
Que garra! Parabéns!





A piada a trilha:

Na vertente, divisa lado Jacarepaguá Campo Grande, começávamos a descer e vi um caramujo médio e falei: "olha o caramujo!" Nosso amigo Fábio pergunta: "onde?" E Crec! Ele pisou nele sem querer!
A risada foi geral!




Espero ter transmitido a todos o prazer que sinto ao estar nesses lugares.

Até a próxima!

Em breve mais aventuras!