Essa é a Represa do Ciganos:
Datada de 1906, a Represa dos Ciganos, ou Trilha dos Ciganos é um dos belos recantos que pertence ao Parque Nacional da Tijuca. Uma trilha rica em cachoeiras e belezas. Infelizmente essa trilha e suas instalações de tratamento de água estão completamente abandonadas.
Detalhe a área da represa
Detalhe da data de construção da represa e tanque de decantação.
Quando passei pelos tanques de decantação e escada hidráulica, tinha um "povinho" tomando banho, isso mesmo ali! Pra vocês verem o nível de abandono que está, o único zelador que ainda varre por lá, nada pode fazer, senão é ameaçado, esse pessoal de "comunidade" é fogo.
Enfim, fui até a represa propriamente dita, não fiquei muito e continuei minha trilha.
Paz, tinha me livrado do estardalhaço daquele bandão! Andando mais uns quinze minutos cheguei a essa lindona ai:
Continuando, minha exploração, a esquerdas e direitas de trilhas, encontrei mais uma cachoeira por lá, pelo visto o relato de hoje vai ser mais de fotos do que outra coisa. É bom da mesma forma!
A segunda encontrada
Vista do alto
Fiz uma pequena escalaminhada pra chegar ao topo e prossegui, perto dali, encontrei a "sombria", muito bonita mas muito estranha, não foi convidativo o banho ali.
Na volta levei um escorregão que enfiei os dois pés na lama, por sorte não me machuquei, fui confiar no calçado e não nos meus sentidos quase me lasco. Felizmente não me machuquei só me sujei, nada que um belo banho não resolvesse depois.
Parei na primeira cachoeira e tomei um banho.
Na volta fiz a trilha mais rápido, até a represa, que estava sem ninguém, relaxei um pouco e iniciei novamente a trilha de volta.
Nos tanques ainda haviam uns estorvos tomando banho, mas me viram por fotografando e ficaram inibidos por algum motivo, não sei, eu cheguei eles saíram, será que foi minha camisa camuflada? rsrsrs...
Depois, no caminho abaixo entrei numa trilha desconhecida e me deparei com essa gigante:
Jaqueira, essa é mãe de todas.
Nunca tinha visto uma tão grande, diferente e imponente Jaqueira. Seu tronco se dividiu de uma forma muito curiosa na parte alta durante o crescimento, por isso a batizei de "Mãe"
O tanque de decantação e a trilha a esquerda.
Finalizo com uma foto do belo dia que estava fazendo.
Aguardem mais novidades, até lá!
Excelente passeio. Que pena! Não mostrarem as belezas internas e respeitarem o passado. Lindíssimas foos,continue caminhando e registrando.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir