quarta-feira, 23 de março de 2011

A descoberta da Fazenda Taquara

Quarta feira 23/03/2011

 Esse negócio de Blog é interessante, você acaba descobrindo coisas que nunca reparou e talvez nem saiba que existam no seu próprio bairro. Foi num outro Blog sobre Jacarepaguá que vi a foto e um pouco da história da Fazenda Taquara, ou Fazenda Baronesa, popularmente conhecida. Isso despertou minha curiosidade e interesse em conhecer.
Eu iria ontem mesmo, empolgado pra conhecer, mas fui hoje de manhã. Peguei a minha bike, a Guerreira, e lá cheguei. Fui logo subindo a estradinha de terra e em poucos minutos avistei o imponente Casarão e sua Capela.
Fiz muitas fotos, tudo muito conservado conforme o que li, pela família, descendentes da Baronesa.
Postando algumas pra vocês conhecerem.


Sede da Fazenda Taquara
Há um projeto de Lei que visa tombar essa construções, nada mais justo preservar um pouquinho da história do bairro. Há também o de um interesse de transformar a área da fazenda em bosque.


 A Capela Nossa Senhora dos Remédios
Construída no século XVIII, faz parte da história de Jacarepaguá.


A guerreira em mais uma descoberta

Frase do dia: "Quem não arrisca não conhece e fotografa!"

Aguardem novas aventuras...


7 comentários:

  1. A capela ao lado do Solar Telles de Meneses antiga casa dos barões de TAQUARA,chama-se exaltação da santa cruz,infelismente muitos folcloristas de bairro,sem pesquisas responsáveis continuam contando esta LENDA.Um crasso equivoco histórico.Veja NOPH-Rj E NOPH-Jpa.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez por ano a fazenda é aberta a visitação as 16h no mes de maio ou setembro.Sera bem vindo é um bem tombado,pelo IPHAN.Mas particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ir sim. Tem algum telefone pra agendar?
      Entre em contato comigo por favor.
      andrejim.decastro@gmail.com

      Excluir
    2. Também tenho essa vontade, como que pode ser feito?

      Abraços

      Excluir
    3. Esse ano 2015 em setembro, vou avisar e provavelmente organizar uma visita ao local.

      Excluir
  3. Fala aí, boa noite!!! Moro há cerca de 1 km do local e fui criado na Taquara, porém só recentemente pesquisei mais a fundo sobre a história do bairro. Fiquei fascinado pela casa da Fazenda da Taquara - como você fez para entrar?! Só chegou lá com a bike e entrou de boa? Meu principal hobbie é fotografia, e estou obcecado por fotografar esse local - dá umas dicas aí!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir