terça-feira, 11 de outubro de 2011

Travessia Pau da Fome x Camorim (com grupo)



Domingo, 09/10/2011

Trilha mais que revisitada, mas desta vez era especial. Era a primeira vez que guiava um grupo grande, o comum é eu ir sozinho, em dupla ou em trio.
Mas enfim, estava ansioso, essa trilha é a minha preferida ela me dá uma paz fora do comum, talvez pela combinação única de atrativos.
Pra ter noção, eu já arrumava a mochila as 11:30 hrs. de sábado, isso mesmo! Eu sempre fico assim antes de uma trilha, pareço esperar o bem que essas caminhadas me fazem.

Vamos ao relato de hoje:
Do encontro ao início da trilha, galera, simpática, muito animada. Dia bem quente previsão de  frente fria no fim do dia e tudo mais.
Paramos na pedra do lanche, ou da sombra pra repor as energias e conversar um pouco.
Subimos devagar com muitas paradas, pelo GPS de um companheiro o tempo em movimento e parados foi quase o mesmo, incrível!
Nessas paradas teve gente chamando o SAMU, deixando o corpo na trilha e subindo a Pedra do Quilombo em espírito. Brincadeira, foi muito bacana o esforço de todos, a trilha não é leve e nem fácil.
Teve direito a uma cobra na subida pro Quilombo que deu um susto na galera, encontrei uma aranha linda também.
Já lá em cima chegaram mais quatro pessoas, e logo depois descemos pra continuar nossa travessia, o tempo escureceu bem, mas não choveu, só favoreceu, o calor estava brabo.
  

Parada na bica do seu Cascardo. 

















O pessoal estava exausto, o calor ajudava nesse sentido, paramos na pedra do lanche, uma área muito aconchegante de sombra.














Quanta riqueza esse lugar que  riqueza, que maravilha!

Era um cacho, repomos as energias!


A aranha na subida pro Quilombo.
















A subida continuava, cada vez mais íngreme. Fui na frente e amarrei a corda na parte que desbarrancou pro pessoal passar.













E finalmente, mais uma conquista.

MONTANHA!!!



Todos muito guerreiros, duas meninas no grupo que não reclamaram quase nada que eu tenha ouvido, foram a todos os lugares sem pestanejar. Mais que um guerreiro também foi um rapaz que após 4 meses de uma cirurgia no fêmur nos acompanhou bravamente, sem mancar! Parabéns!!















A chegada ao açude:



























É impossível ir lá e não se indignar com o descaso das autoridades cada vez maior.
O nível do lago baixou drasticamente, após uma grande porcaria que fizeram criando um sumidouro por onde a água do lado escoa descontroladamente. Plantas cortadas, e pessoas acampadas, e pescando, o que na teoria é proibido.















Com um efetivo de quatro guardas (I.E.F.) pra todo parque, 12.500 hectares fica muito, difícil! Se oferecerem um emprego desses a mim eu aceito na hora!

Espero que alguém faça logo alguma coisa antes que o parque vire uma favela, e perca seu posto de o maior parque urbano do mundo.
O Rio de janeiro é tão rico em natureza, mas tão pobre em humanidade, educação e respeito!

Pra finalizar, quem não foi perdeu, um belo e energizante banho de cachoeira.

Em breve mais aventuras!



3 comentários:

  1. maior sacanagem o descaso do parque, tinhamos de tentar fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Mto maneiro Jim; estou me devendo e te devendo outra visita dessas! SEMPRE MTO REVIGORANTE!

    ABRÇ K-VERNA

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Queria saber mais sobre esse personagem "Seu Cascardo"... tem uma bica e franqueia água pura aos aventureiros... que legal! Merecia uma foto. Essa bica fica próxima do Morro Mariana Cascardo? Desdejá grata pela informação.

    ResponderExcluir