terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TAUNAY, A CONQUISTA.




Segunda, 05/12/2001

Logo após a chegada do meu companheiro de montanhismo iniciamos a caminhada. Passamos no centro de visitantes, o rapaz foi super atencioso e cortês, nos deu mapas perguntou se já tínhamos assistido a exposição, enfim, gostaria que fosse assim em todos os parques.
Papo descontraído, em pouco tempo nós estávamos no Bom Retiro. Iniciamos a trilha descendo até chegar a Pedra rachada, uma pedra de pouco mais de 10 metros que possui uma enorme rachadura onde se pratica escalada.




















Olhando pra cima, atrás da pedra rachada, o Paredão Marumbi a Pedra João Antônio. 
Pedra João Antônio escondida
Pelo caminho flores exóticas











Em instantes a chegada ao primeiro cume, o Scragnolle, o mato tomou conta dessa cumeeira.
A vista depois da longa trilha

O atípico visual com a vista do Tijucão ao fundo

Scragnolle

Muitas formigas também marcaram presença... hehehe!
O "Crock" seu antigo nome era Pedra da Dor por causa da sua fisionomia
Na cabeça uéee!
Na boca do Crock

Essa trilha é pra poucos, guerreiros audazes!







Panorâmica












Vista da Barra e um pedaço do Recreio












Baixada de Jacarepaguá, ao fundo o Maciço da Pedra Branca
Do PNT ao morro da Covanca ao fundo a esquerda.

Essa é considerada uma das trilhas mais afastadas de todo PNT, um visual incomum e único, eu diria o segundo mais bonito, o primeiro é claro, é no PEPB. Cada gota de suor, cada aranhão e caloria gasta valeu a pena.
O grande Papagaio e seu Bico

Em breve mais novidades e trilhas inéditas.



3 comentários:

  1. Antigamente existia um caminho que subia o Vale do Quitite até a Pedra Taunay; com as chuvas de 1996 e o grande deslizamento que ocorreu nesta área, boa parte do caminho foi destruído. Mesmo assim creio que seja possível chegar até o Taunay mediante bússola, mapas e GPS. Estou realmente pilhado em fazer esta exploração e gostaria de saber se vc também está interessado, afinal não é pra qualquer um uma empreitada dessas. Sua ajuda seria primordial pois seu conhecimento do Quitite é bem vasto.
    Qualquer coisa me envie uma mensagem, ok?

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar desse caminho, PNT x Caminho do Quitite. Estou muito afim de conhecer, eu tenho bússola, e mapas dá pra conseguir alguma coisa na net, GPS no futuro terei um.
    Somos dois amigo a muito tempo quero fazer essa exploração, minha resposta é sim tô dentro é só marcar o dia!
    Obrigado pela visita.


    Obrigado pela visita e pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Hoje pela terceira vez tentei conquistar esta dificílima montanha, que por sinal é a última que me falta consquistar em todo o Parque. Mas sempre me deparo com um obstáculo intransponível. Até que me surpreendi como a trilha se encontra limpa e bem aberta até determinado ponto. Parece que tem um pessoal que está trabalhando no reflorestamento da área. Mas quando faltava poucos metros para se atingir o cume, a vegetação voltou a ficar muito alta e fechada e não pude mais avancar. Por sinal ela se encontrava bem mais alta do que a relva que aparece nessas fotos. Você saberia dizer se existe uma época melhor para se visitar o Taunay, onde a vegetação seria mais baixa?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir