sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ilha de Itacuruçá

Rio, 12/04/2013

  Passeio maravilhoso num dia perfeito com muitas paisagens de tirar o fôlego, me arrependeria se não tivesse aceitado esse convite, vamos ao relato. Em frente a bela praia de Itacuruçá começavam os acertos para a travessia até a ilha, embarcamos no Doce Vida e partimos com muita descontração e diversos cliques.



















Uma coisa que reparei nessa ilha é simpatia e principalmente a educação das pessoas, todos te cumprimentam, muito diferente daqui do Rio que muitos são parecidos com Índios de tribos rivais. O que gostei muito também foi a quantidade de cachorros simpáticos que acariciei, alguns latiam por medo afinal, era um estranho. Mas com jeito conseguia fazer um afago. Um amigo diz que eu uso uma magia pra isso, acho que é por eu gostar muito de animais mesmo. Uma pequena confissão: "Eu tenho mais jeito com animais que com crianças." (risos) Andamos passando por várias casas, algumas com visuais belíssimos e privilegiados da cidade  de Itacuruçá  e do mar.






Logo começamos a descer já do outro lado da ilha, encontramos bananas e tangerinas, ainda bem que não tinham moradores. Na metade da descida fomos conhecer uma gruta com uma ponte sobre as pedras onde há também uma captação de água feita pelos moradores, muito interessante.


A vista da descida
Dessa gruta já dava pra avistar o pier de uma das praias descemos até lá e fomos autorizados a ficar na varanda de uma das casas linda por sinal. Fizemos um lanche e fomos rumo a outro praia. Passamos por belas pousadas e chalés muito aconchegantes, valeria passar um fim de semana ali.
Hora do lanche

Bela pousada.
Mais uma praia com jeito comum mas com suas graças. Pra variar havia uma cachorrinha simpática que com certeza me agradeceu por tirar um carrapato gigante de sua cara e uma bela garça.
O caminho continuava mais casas mais cães, um latia de medo e mais uma vez usei a minha "magia" e o cumprimentei.

Em seguida avistamos uma praia de lindíssima cercada com pedras e vegetação. Ali eu tinha que tomar banho! Fui o único a fazer isso e não me arrependi nem um pouco e de lá seguimos pra praia seguinte.

Dessa praia não fiz nenhuma foto, exceto do enorme caranguejo que encontrei na pedra, foi uma dança pra segurar o bicho e fotografar. Era fácil falar: "pega por trás!"(risos) Como o bicho é ágil! ele virava as garras pra trás, e como eu não queria levar um beliscão fui com cautela e finalmente após correr de lado pro outro por um tempo segurei o danadinho e fizemos as fotos. Aqui toda a galera se encorajou a tomar banho de mar, já eu, precisava dessa "limpeza", eram mais de dois anos sem tomar banho de mar por opção já que as cachoeiras são a preferência.

A tarde já estava bem avançada e renderam boas fotos.
 


Uma pequena consideração do porquê dos créditos nas fotos. Se eu pintasse um quadro belíssimo faria sentido eu não assinar o mesmo? Pois é, o mesmo se aplica as fotografias, cujo significado vem do Grego foto (luz) + grafia (escrita) = fotografia escrever com a luz ou seja, é uma pintura feita por você usando técnicas de luz e contraste. Faço fotos por hobby e não faria sentido nenhum deixar de assinar minhas obras.






Finalmente chegamos a praia onde seríamos resgatados pelo barqueiro que nos levaria ao continente.Gostei demais do passeio mesclado de trilhas e mar fico muito agradecido aos meus novos colegas.

Um abraço e até a próxima.










Um comentário:

  1. Muito boa a postagem, estou levando um grupo de trilheiros a Itacuruçá e gostaria de saber o nome das praias por onde vc passou. Obrigado!

    ResponderExcluir