segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mutirão Trilha da Casa Amarela

Sábado, 04/05/2013

  Perguntei a umas pessoas na portaria do parque na sede Pau da Fome onde estava o pessoal do mutirão. Eles me disseram que eles estavam próximos a administração. Chegando lá, cumprimentei à todos e tive uma surpresa. Um conhecido de saídas a noite e pequenos shows de rock hoje é guarda parque. Foi estranho e engraçado encontra-lo ali. O PEPB está com uma cara nova, essa galera veio com vontade de mudar, são equilibrados e parecem gostar do que fazem ali. Alguns estudam biologia inclusive, Pois é, não existe escola melhor.
Achei boa a nova organização e administração ao contrário do passado onde haviam vigilantes controlando a entrada e até barrar a entrada de pessoas eles já fizeram, alegando trilhas fechadas. Não sei, acho que era implicância, despreparo ou por puro descaso mesmo! Nessa época nem manutenção de qualquer tipo tinha. E o motivo segundo estes, é que as trilhas estariam fechadas pra manutenção. Uma tremenda ironia. Os caçadores e colhedores faziam e ainda fazem a festa com os animais e sabe-se se lá mais o que na floresta. As coisas parecem caminhar pra que isso um dia acabe. Assim eu espero!
  Nos ofereceram uma mesa farta, vários biscoitos, pães, bolos etc, pra reforçar as energias quem estava indo ajudar na manutenção. Além de um kit que cada voluntário recebeu, também conhecido por catanho, como era chamado no E.B. esse tipo de lanche.









Logo em seguida partimos rumo ao inicio da trilha. Me pediram pra fechar o grupo ficando por último pra quem ninguém ficasse pra trás. Fiquei junto com o pessoal que carregava a moto serra e ajudei a tirar alguns troncos da trilha.
Encontramos o restante do grupo  mais a frente, onde eles limpavam uma área onde uma árvore enorme cheia de  ervas parasitas tinha caído.
Um amigo que chegaria depois, conseguiu nos achar apesar de estarmos bem a frente na trilha e das poucas e precárias marcas que deixei. Muito bom cara!
Paramos cerca de uns cinco minutos numa sombra próximo a Casa Amarela, fizemos um lanche e pra variar os mosquitos também, do meu sangue. Retomamos a caminhada e finalmente chegamos a casa. Preparei um café e complementamos o lanche.


Gostei muito da interação de todos, que seja um de muitos mutirões que virão! E que no próximo deem um jeito no Açude do Camorim que está num estado lastimável, outras coisas tem que ser priorizadas.






2 comentários: