segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pedra Hime - A volta ao Pão de Açúcar de Jacarepaguá

Rio, 09/05/2016


  Um longo recesso de postagens oficiais aqui no Blog e na Fanpage chegou ao fim. E para começar em grande estilo, hoje foi dia de revisitar a Pedra Hime ou Pão de Açúcar de Jacarepaguá. Faziam exatos quatro anos desde da última visita a essa incrível trilha cheia de surpresas como a Preguiça avistada e bem fotografada tempos atrás.
Essa trilha está no cobiçado livro de trilhas do PEPB, e seguindo as instruções acordei bem cedo e fui desbravar aquelas matas mais uma vez.
Eram 08:00h. me identifiquei ao porteiro da pedreira Tamoyo, e ele disse que havia uma ficha a ser preenchida, nada de mais, identidade, CPF, endereço nome, apenas um artifício para isentar a pedreira de alguma responsabilidade sobre nós montanhistas caso viesse a acontecer algum acidente. O clima estava ameno com muita nebulosidade que foi dissipando lentamente ao longo da caminhada, a trilha está sinalizada nas principais bifurcações, porém, requer um pouco de experiência já que o local não é tão visitado e consequentemente as trilhas quase se apagam.
A ansiedade era grande subi exigindo bem mais do meu físico e fiquei bufando, depois me dei conta e diminui o ritmo, é uma trilha pesada com poucos trechos planos. Parei no paredão que está super habitado por aranhas (nada mais justo) para me energizar e fiquei ali por uns dez minutos fazendo algumas fotos e descansando antes de retomar a subida, que na minha opinião o melhor trecho é do paredão em diante, cheio de surpresas e desafios. Passados esses desafios, finalmente desci até o mirante, já que cume é coberto de vegetação, ai foi alegria, vibração, muitas fotos e afirmações positivas!
Dei uma pausa na sessão fotos e comecei a procurar o livro de cume para mais do que merecidamente deixar também meu registro. Lendo relatos, descobri que o caderno havia sido roubado, isso mesmo! Roubaram o livro de cume! E que o mesmo foi devolvido esse ano, um absurdo!
Durante toda a subida ouvia o som de um helicóptero bem próximo e imaginava, "poxa, ele poderia estar lá no cume e me dar um passeio até embaixo..." Devaneios de um louco pela natureza a parte haha!
Lá em cima observei que na Serra da Escada D'água esse helicóptero trazia materiais e operários para trabalharem nas torres de alta tensão.
Outra coisa chata que observei lá de cima, bem, ouvi na realidade, é a poluição sonora da pedreira, é um paf paf paf poc poc brshh, brumm infernal! Fora a sujeira, poluição e destruição de um pedaço do parque. Essas concessões...
Um comentário breve, os animais que se aproximam de mim. Principalmente as borboletas são visitantes assíduas, pousam veem e vão, certa vez uma borboleta coruja pousou na minha cabeça duas vezes, devem me ver como uma planta. Dizem os místicos que é um sinal positivo, bom presságio hora de mudar e limpar o velho. Legal não é? Há uma frase do Mário de Quintana que diz: O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”. Achei pertinente.
Ahh! Conseguiram finalmente jazer o Lago Hime, lá do alto parece até uma praia com vários montinhos de terra como vocês podem observar nas fotos abaixo.










Tem disposição? Vamos!








Disse um sábio careca: "Para subir tem que descer, para descer suba mais alto" Faça essa trilha e você entenderá.
Um beijo no coração e um queijo.


5 comentários:

  1. Show!!!Isso aí meu amigo!!!Parabéns e que Deus ilumine seus caminhos...ou melhor,sua trilhas!!!bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, umas das últimas trilhas que fui foi essa aí, no dia da Preguiça. Trilha muito show. Vendo essa postagem percebo que preciso retomar minha condição física, mas antes, minha vergonha na cara, rs. Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite !Por onde fica a entrada para essa trilha? Quero muito conhecer mas não conheço ninguém que saiba ... Começa na estrada da ligação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A entrada é pela pedreira Tamoyo no final da estrada da Ligação.
      Querendo, entre em contato que levo seu grupo.
      Um abraço!

      Excluir