sexta-feira, 22 de abril de 2011

Trilha dos Ciganos

  Um lugar que muitos passam perto mas poucos sabem que existe.
Essa é a Represa do Ciganos:


Datada de 1906, a Represa dos Ciganos, ou Trilha dos Ciganos é um dos belos recantos que pertence ao Parque Nacional da Tijuca. Uma trilha rica em cachoeiras e belezas. Infelizmente essa trilha e suas instalações de tratamento de água estão completamente abandonadas.

  
    Detalhe a área da represa   
    
Detalhe da data de construção da represa e tanque de decantação.

Quando passei pelos tanques de decantação e escada hidráulica, tinha um "povinho" tomando banho, isso mesmo ali! Pra vocês verem o nível de abandono que está, o único zelador que ainda varre por lá, nada pode fazer, senão é ameaçado, esse pessoal de "comunidade" é fogo.
Enfim, fui até a represa propriamente dita, não fiquei muito e continuei minha trilha. 
Paz, tinha me livrado do estardalhaço daquele bandão! Andando mais uns quinze minutos cheguei a essa lindona ai:


Continuando, minha exploração, a esquerdas e direitas de trilhas, encontrei mais uma cachoeira por lá, pelo visto o relato de hoje vai ser mais de fotos do que outra coisa. É bom da mesma forma!

    A segunda encontrada

    Vista do alto

Fiz uma pequena escalaminhada pra chegar ao topo e prossegui, perto dali, encontrei a "sombria", muito bonita mas muito estranha, não foi convidativo o banho ali.



Na volta levei um escorregão que enfiei os dois pés na lama, por sorte não me machuquei, fui confiar no calçado e não nos meus sentidos quase me lasco. Felizmente não me machuquei só me sujei, nada que um belo banho não resolvesse depois.
Parei na primeira cachoeira e tomei um banho.

Na volta fiz a trilha mais rápido, até a represa, que estava sem  ninguém, relaxei um pouco e iniciei novamente a trilha de volta.
Nos tanques ainda haviam uns estorvos tomando banho, mas me viram por fotografando e ficaram inibidos por algum motivo, não sei, eu cheguei eles saíram, será que foi minha camisa camuflada? rsrsrs...
Depois, no caminho abaixo entrei numa trilha desconhecida e me deparei com essa gigante:

    Jaqueira, essa é mãe de todas.

Nunca tinha visto uma tão grande, diferente e imponente Jaqueira. Seu tronco se dividiu de uma forma muito curiosa na parte alta durante o crescimento, por isso a batizei de "Mãe"



    O tanque de decantação e a trilha a esquerda.


Finalizo com uma foto do belo dia que estava fazendo.





Aguardem mais novidades, até lá!

2 comentários:

  1. Excelente passeio. Que pena! Não mostrarem as belezas internas e respeitarem o passado. Lindíssimas foos,continue caminhando e registrando.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir